Estamos muito felizes em ter você como participante da nossa pesquisa.

Como um agradecimento por sua valiosa contribuição, oferecemos esta página de psicoeducação e um grupo no WhatsApp com mais informações sobre o tema.

Aqui, você encontrará recursos e informações de qualidade para ajudá-lo a entender melhor algumas das dificuldades elencadas em nossos instrumentos.

Vamos oferecer uma definição básica do que está sendo avaliado pela Escala de Avaliação Cognitiva em Psicopatologia (a EAC-Psi).

Sabe-se que há diversas definições para os construtos relacionados às funções cognitivas. Por isso, foram selecionadas as seguintes definições para os construtos abordados no instrumento.

Controle inibitório

O controle inibitório é a nossa capacidade de controlar a impulsividade. Essa habilidade se mostra no controle de comportamentos, pensamentos e emoções ao parar e pensar antes de agir. O controle inibitório também nos auxilia a resistir a distrações externas, como ruídos e conversas, ou internas, como pensamentos ou emoções que prejudiquem a nossa atenção naquele momento.

Memória episódica

Memória episódica é a capacidade de lembrarmos de informações sobre eventos que nós vivemos: o quê, quando, onde. Esse tipo de memória nos ajuda a lembrar de episódios mais antigos, como aniversários, formaturas e viagens; ou mais recentes, como acontecimentos do dia de hoje.

Atenção

A consciência e o direcionamento a um estímulo ou conjunto de estímulos do ambiente. Depende da percepção, da seleção e da filtragem daquilo que chega até nós e é capturado por nossos sentidos. É a capacidade de direcionar o pensamento para processar alguma informação ou estímulo do ambiente, colocando sobre ele o foco da consciência. Pode ser dividida em seletiva (capacidade de selecionar um estímulo dentre distratores), sustentada (capacidade de manter o foco atencional ao longo do tempo, com consistência de resposta), alternada (capacidade de alternar o foco atencional).

Memória de trabalho/operacional

Memória de trabalho é definida como a capacidade que temos de manter algumas informações na mente e usá-las para fazer alguma atividade no curto prazo. É quando trabalhamos com as informações na nossa mente. Por exemplo, lembrar de direções, fazer cálculos mentais e seguir instruções.

Memória semântica

A memória semântica é o conhecimento que temos sobre o mundo, como fatos gerais sobre política, música, religião,  geografia e diversas outras coisas; bem como sobre significados de palavras.

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva envolve a capacidade de pensarmos sobre algo a partir de diferentes perspectivas. Ela nos auxilia, por exemplo, na adaptação a mudanças que acontecem na rotina e na consideração de outras opções para resolver problemas.

Planejamento

Planejamento é a nossa capacidade de identificar o caminho para resolver algo que precisamos. Esse processo envolve a criação de um passo a passo para executar as ações necessárias até atingir o objetivo de resolver um problema ou construir algo.

Cognição social

A cognição social refere-se à capacidade de interpretar sinais na interação com as outras pessoas, como compreender suas emoções e intenções. Além disso, também nos ajuda a escolher nossos comportamentos de acordo com regras sociais; por exemplo, o que é adequado em um ambiente pode não ser adequado em outro. 

Habilidades visuoespaciais

As habilidades visuoespaciais envolvem a nossa noção de espaço. Elas são a nossa capacidade de pensar sobre o caminho que vamos percorrer; observar uma figura em uma folha e, então, imaginá-la fora do papel. Portanto, é a nossa capacidade de pensar com informações visuais e espaciais.

Recursos Disponíveis

1. Links de Associações Científicas

Estas associações são reconhecidas por seu compromisso com a pesquisa e a prática baseada em evidências. Elas fornecem uma ampla gama de recursos para indivíduos que buscam mais informações sobre saúde mental:

2. Indicações de Leituras

Selecionamos algumas leituras que consideramos essenciais para quem deseja aprofundar seu conhecimento em psicologia e saúde mental. Estes livros e artigos são escritos por especialistas renomados na área:

3. Grupos de Atendimento Vinculados a Universidades

Para aqueles que buscam apoio mais direto, indicamos alguns grupos de atendimento vinculados a universidades e os serviços do Sistema Único de Saúde. Esses grupos oferecem serviços gratuitos ou a baixo custo e supervisionados por profissionais experientes:

Em outros estados, sugerimos que você busque no Google “Serviço de Psicologia da Universidade…”. Assim, você será direcionado à página de informações da instituição se houver serviço de psicologia disponível.

Esperamos que esses recursos sejam úteis para você e que contribuam para um maior entendimento e manejo das dificuldades que você possa estar enfrentando. Se tiver alguma dúvida ou necessitar de mais informações, não hesite em nos contatar.

Obrigado por participar da nossa pesquisa!


Comentários

11 respostas para “Onde buscar ajuda?”

  1. Avatar de Lúcia Helena de Carvalho Bezerra
    Lúcia Helena de Carvalho Bezerra

    Foi um prazer participar da tua pesquisa. Espero que tenha contribuído positivamente.
    Respondendo as questões, percebi de como tenho dificuldades em alguma áreas do meu dia a dia.
    Desejo-te sucesso na tua tese.

    1. Avatar de
      Anônimo

      Sucesso na sua tese e sei que conseguirás pelo empenho de sempre. Foi um prazer participar da pesquisa e que me fez repensar algumas atitudes.

  2. Avatar de Marcia Regina Rodrigues
    Marcia Regina Rodrigues

    Foi tranquilo responder o questionário.

  3. Avatar de salycri@gmail.com
    salycri@gmail.com

    Algumas perguntas me deixaram desconfortável. Outras revelaram mais sobre mim.

  4. Avatar de Adriana
    Adriana

    Obrigada pela oportunidade de participar da pesquisa. Percebi que talvez não me conheça muito bem. Tive dificuldade de responder algumas perguntas e imagino que possa ter sido contraditória em alguns aspectos, mas imagino que essas contradições sejam identificadas na avaliação. Desejo sucesso ao projeto.

  5. Avatar de Magno Valle
    Magno Valle

    Perguntas interessantes, algumas semelhantes como usual em pesquisas. Sucesso neste trabalho.

  6. Avatar de Marcele
    Marcele

    Achei interessante me reconhecer dentro destes assuntos. Espero que tenha sucesso na sua tese.

  7. Avatar de Maria de Fátima Prado
    Maria de Fátima Prado

    Muito interessante a pesquisa! Saiba que fiquei em dúvida para responder algumas questões porque o limite entre os indicadores me deixava em dúvida às vezes. Mais dificuldade ou menos…para algumas questões vinha a pergunta interna e a questão do depende…Mesmo assim respondi da melhor maneira. Sucesso e ajude muitas pessoas!!!

  8. Avatar de Juliana
    Juliana

    Gostei das perguntas .Aprendi mais sobre mim e no que preciso de ajuda .obrigada e conte sempre comigo

  9. Avatar de Maria do Carmo Cordeiro da Silva
    Maria do Carmo Cordeiro da Silva

    Gostei muito da pesquis.Sou psicóloga,mas estou aposentada.Pode contar com a minha colaboração sempre
    . Sucesso, Walter!

  10. Avatar de Flávia Bertuol Casagrande
    Flávia Bertuol Casagrande

    Achei bem abrangente esta pesquisa e chamou atenção que algumas perguntas se repetem!
    E que mudei as respostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *