fbpx

Multitarefas: aumento da produtividade ou do estresse?

Ser multitarefas e fazer várias atividades ao mesmo tempo parece uma forma de aumentar a produtividade. Se fizermos um cálculo básico: duas tarefas concluídas em 1 hora é melhor do que apenas uma tarefa.

No entanto, os resultados de pesquisas na área de Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia mostram o oposto: nosso cérebro não é tão bom em realizar tarefas simultâneas quanto acreditamos. 

Esse tipo de execução costuma reduzir a produtividade em até 40%. Isso acontece porque, na prática, não fazemos duas atividades ao mesmo tempo. Nossa atenção pula de uma atividade para a outra, o que reduz nossa capacidade de eliminar distrações. 

Então, este texto é para você 

  • máquina da produtividade;
  • espertinho e espertinha mestres da eficiência; 
  • gênios do controle do tempo;
  • pós-graduados na arte de eliminar distrações. 

Aprecie sem moderação. 

No final, tem até dicas.

Tarefas simultâneas aumentam a produtividade?

Pare por um instante.

Pense sobre o que você está fazendo nesse exato momento. Além de ler esse artigo (gratidão pela atenção!), você pode estar envolvido em outras atividades – mesmo sem perceber.

Talvez, esteja ouvindo música, parando a leitura para enviar mensagens para alguém ou “rolando” o feed do Instagram.

Esse é um exemplo de execução [quase] simultânea de tarefas. A vantagem aqui é que existem diferentes níveis de relevância e de demanda por atenção.

Então, meu texto pede maior atenção do que “rolar” o Instagram. Conteúdos textuais, em geral, fazem isso. Logo, você consegue separar as tarefas, fazer pequenas pausas e retomar a leitura. 

A armadilha, entretanto, está nas atividades diárias. 

O momento em que mais passei por isso foi quando trabalhava como repórter. Nos idos de 2015, escrevia algumas centenas de palavras por dia, em um jornal local.

Reunião de pauta às 8h e fechamento de três textos até as 14h, com um singelo intervalo de almoço.

Inúmeras vezes entrevistei alguém por telefone enquanto digitava ou revisava outra reportagem. 

Na época, essa era minha estratégia para ser mais produtivo. Também vale considerar que eu já era muito empolgado com escrita. Se é só isto que importa para você: eu conseguia cumprir a meta.

No entanto, os resultados das pesquisas que mostrarei a seguir são claros contrapontos a essa estratégia. 

Primeiro, entenda o conceito

Vou começar definindo o que quero dizer com o termo multitarefas:

  • Fazer duas ou mais tarefas simultaneamente;
  • Ficar pulando de uma tarefa para outra de forma quase simultânea;
  • Executar várias tarefas em sequência. 

Também vale destacar que no Brasil utilizamos esse termo de forma um pouco diferente de sua origem. Essa diferença pode dificultar um pouco a compreensão das pesquisas, principalmente, quando alguém que não é tradutor tenta explicar.

Não sou tradutor, mas vou tentar.

Em inglês, o termo é multitasking, que se refere à habilidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Então, diríamos “Eu sou bom em multitasking“; ou seja, “Eu sou bom em executar várias tarefas ao mesmo tempo”.

Em português, adaptamos para multitarefas, como uma característica pessoal:

Eu sou inteligente, criativo e multitarefas.

A edição de Abril de 2019 da revista científica Cerebrum sintetiza o conceito da seguinte forma:

Multitarefas significa tentar executar duas ou mais atividades simultaneamente, o que normalmente acaba em repetida alternância entre as tarefas ou em deixar uma delas inacabada para finalizar a outra.

Há poucos estudos com resultados relevantes sobre os as consequências comportamentais de ser um profissional multitarefa. Vou destacar dois deles. 

O que as pesquisas sugerem sobre ser multitarefas?

Robert Rogers e Stephen Monsell conduziram um estudo para avaliar o tempo de resposta na alternância entre tarefas. Os pesquisadores pediram para os participantes executarem uma tarefa e, diante de um sinal, avançar para a próxima.

Os resultados da pesquisa mostraram que os participantes eram mais lentos quando precisavam trocar de tarefa do que quando executavam uma única tarefa de forma repetitiva. 

Joshua Rubinstein, Jeffrey Evans e David Meyer, em estudo de 2001, encontraram resultados semelhantes. Os participantes dessa pesquisa também tiveram perda significativa no tempo de execução de múltiplas tarefas ao comparar com o tempo que levavam para uma única atividade.

O que acontece no cérebro?

Além dos estudos comportamentais, também é possível analisar as consequências neurobiológicas. Sem entrar em muitos detalhes, vou trazer algumas ideias interessantes.

A organização das tarefas é realizada pelas funções executivas. Essas funções cerebrais são responsáveis por controlar e ordenar processos cognitivos (de pensamento e ação).

Elas determinam como, quando e qual a ordem de execução de tarefas. Aqui, entenda tarefa como “atividade”, ou uma ação voluntária (que você quer fazer).

As funções executivas possuem dois estágios:

  • seleção do objetivo
  • ativação da função

Esses estágios ocorrem em uma velocidade de décimos de segundo. Ao alternar entre tarefas, o tempo de seleção e de ativação aumenta. Além disso, a execução de inúmeras tarefas pode dificultar seu discernimento das informações. 

Uma pesquisa da Stanford University, liderada por Clifford Nass, mostrou que os participantes que costumavam executar muitas tarefas, em pouco espaço de tempo, tinham maior dificuldade em separar informações relevantes de informações irrelevantes.

Além disso, também tiveram dificuldade na organização de pensamentos; ou seja, em saber o que fazer com as informações.

Segundo Nass, os multitaskers (“as pessoas multitarefa”) apresentaram menor eficiência e menor efetividade na execução de tarefas únicas. Em entrevista para a NPR, o pesquisador afirmou o seguinte:

Estudamos pessoas que eram multitaskers crônicas, e mesmo quando não pedimos para elas executarem tarefas múltiplas, elas estavam fazendo, seu processamento cognitivo era constante.

Basicamente, elas eram piores na maioria das tarefas relacionadas com pensamento mais profundo – não apenas quando solicitamos tarefas simultâneas.

Dificuldades no processamento de informações 

Análises de neuroimagem indicam que os sistemas cerebrais que determinam nossa habilidade com tarefas múltiplas são o controle executivo e a atenção sustentada.

Esses sistemas incluem:

Rede de controle frontoparietal

Hierarquia da rede de Controle Frontoparietal

Redes de atenção dorsal e ventral

A primeira rede é responsável pela compreensão da tarefa e pela seleção de informações relevantes. Nesse sistema, são informações irrelevantes aquelas que não ajudam a atingir o objetivo da tarefa. Logo, esse mecanismo também funciona como eliminação de distração. 

Quando definimos uma tarefa, a  rede de controle frontoparietal é ativada. São enviados sinais para a rede dorsal de atenção para selecionar as informações relevantes. Essas informações podem ser externas, a partir dos cinco sentidos, ou internas – a partir dos pensamentos. 

Por isso, a execução de tarefas múltiplas é tão desgastante. Durante esse processamento das tarefas, a rede ventral da atenção é ativada para executar a orientação automática da atenção, que pode sofrer interferência de estímulos distratores.

A confusão na execução de diferentes atividades acontece, porque essa região ventral pode captar informações que sejam relevantes para a tarefa A, mas irrelevantes para a tarefa B. Em síntese, ocorre uma competição entre as informações. 

Por que isso é relevante para você?

Veja. Vivemos em uma época de muitos estímulos tentando roubar a nossa atenção.

Pense.

Quantas vezes algum barulho ou imagem quase fez você sair do texto?

Tenha em mente que além das tarefas em meio físico (como cozinhar, lavar roupas, preencher documentos, etc) também executamos atividades em meio digital. Nossa atenção é a principal moeda das redes sociais por exemplo.

As atividades virtuais podem ser ainda mais prejudiciais, porque não percebemos a tentativa de execução simultânea. 

Por isso, é importante que você tenha noções básicas do funcionamento do seu cérebro e das consequências comportamentais de ser “um multitarefa”.

Após a compreensão desses conceitos, vou dar algumas alternativas possíveis.


Se você quer estratégias para entender melhor seus comportamentos, leia: “Autoconhecimento: 4 caminhos possíveis sem fórmula mágica”


Como reduzir as tarefas e manter a produtividade?

O pesquisador Clifford Nass sugere a regra dos 20 minutos, semelhante à “Técnica Pomodoro”. Você deve reservar, pelo menos, 20 minutos para uma única tarefa. Após esse período, você pode trocar de atividade. 

É importante que essas atividades sejam próximas, que façam parte de um mesmo projeto por exemplo. Assim, seu cérebro não receberá interferência de informações tão distintas. 

Embora essa dica possa funcionar, considere que, dificilmente, você vai eliminar todo agrupamento de tarefas no seu dia a dia. Aliás, é possível que algumas tarefas, quando executadas ao mesmo tempo, contribuam para seu bem-estar. 

Veja alguns exemplos práticos para saber diferenciar.

Quando tarefas simultâneas podem ajudar

Quando você agrupa uma tarefa que requer foco e concentração com outra que exige esforço físico, feita “no piloto automático”, pode ter uma experiência positiva. Isso acontece porque você pode dar maior atenção a uma das atividades. Lembra que, na prática, elas nunca são simultâneas?! Dois exemplos:

  • ouvir música ou audiolivros durante o exercício;
  • ter uma conversa casual enquanto varre a casa.

Quando você não deveria ser multitarefa

Como você já leu aqui, executar múltiplas tarefas pode reduzir seu foco e ser muito desgastante. Isso ocorre, principalmente, quando as duas atividades exigem concentração. Veja duas situações em que não vai funcionar bem: 

  • ouvir música ou audiolivros enquanto escreve;
  • conversar sobre assuntos aleatórios enquanto analisa uma planilha.

Ah, e mais uma coisa. Você costuma ser multitarefas? Isso provoca estresse em você também?


Valter Machado

Sou estrategista de conteúdo e redator. Escrevo para oferecer caminhos mais leves para as pessoas alcançarem seus objetivos.

Se você representa uma marca com estes propósitos, entre em contato!

Acompanhe meus conteúdos nas redes sociais:

Um comentário

  1. בנוסף לכל הטוב, קיסריה ותושביה נהנים מרמת חיים גבוהה מאוד שאין
    שני לה בארץ. חנות אקווריום וציוד לדגי נוי
    ברמה גבוהה ומחירים הזולים בארץ!
    זולייק הינה חנות אופנה ראשונה מסוגה לבעלי חיים.
    חברת אלפו סיסטמס בע”מ הינה חברה בינלאומית המתמחה באחזקה, אינטגרציה וניהול פרויקטים רחבי היקף. מיגון פסגות – חברה מובילה למתן פתרונות מיגון ואבטחה באזור הצפון: מצלמות אבטחה , מרכזיות , מערכות אזעקה ועוד. האתר עוסק בעיקר בנושאי המחשבים, טלפונים סלולריים, החומרה, מערכות הפעלה, גאדג’טים ועוד המון תחומים שקשורים לתחום הטכנולוגיה ומעודכנים על ידי הצוות שלנו על בסיס יום יומי. יפייפיה שלא פוגשים בכל יום. ברוכים הבאים לעולם הקולנוע של TV SHOP, כאן תמצאו את כל הציוד הנדרש לקולנוע ביתי מושלם והכל במחירי מבצע מיוחדים. מבצע ניתוחים אנדוסקופיים של אף וסינוסים, מטפל בבעיות שינה, דום נשימה ונחירות, מבצע ניתוחי ילדים ומספק חוות דעת רפואית. הכנסו לקרוא המלצות גולשים, פרופיל מקצועי, כתובת, טלפון, קבלת יעוץ, חוות דעת ואבחון. למסאג’ מקצועי, שוודי, קלאסי ורקמות עמוק. ן ירושלים תיווך דירות בירושלים ישנו הניסיון והוותק שלו זקוק כל סוכן נדל”ן מקצועי, ב ים נדל”ן ירושלים תיווך דירות בירושלים תוכלו לקבל הערכה מדויקת של שווי ותוכנית מכירה מפורטת למכירת דירתכם.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *